quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Força eletromotriz

Para que a carga elétrica movimente-se através de um resistor é necessário que uma diferença de potencial, d.d.p, seja aplicada às extremidades desse dispositivo. Para que um fluxo de cargas elétricas possa fluir em um circuito, ou seja, para que seja criada uma corrente elétrica, é imprescindível uma diferença de potencial entre os terminais do circuito elétrico.
As pilhas usadas hoje são uma modificação apropriada da pilha de Georges Lionel Leclanche, que apresentou como modelo um bastão de carvão envolvido em bióxido de manganês, como pólo positivo, enquanto o negativo era um tubo de zinco, em solução salina, cloreto de amônio, envolto num absorvente para transformar essa solução numa pasta.
Baterias e pilhas contribuem para o funcionamento de diversos equipamentos eletroeletrônicos, quando conectadas a um capacitor, fazendo com que sejam transferidas cargas elétricas de uma placa apara a outra.
Define-se a força eletromotriz de uma fonte de tensão como sendo a razão entre a energia que esse dispositivo fornece a uma determinada carga elétrica, de maneira que a fazê-la fluir.

Autora: Ana Gabriela

Relacionamento: pode se fazer tudo por amor?

Num relacionamento onde duas pessoas se amam tudo é possível para provar o amor que sentem um pelo outro, mas seria certo fazer uma prova de amor onde coloca em risco sua saúde e a saúde do seu parceiro para o resto de suas vidas?
A maioria das vezes, o parceiro pede a sua parceira que não use a camisinha na relação sexual, mesmo sabendo dos riscos que estarão correndo como uma gravidez indesejada ou até mesmo as perigosas doenças sexualmente transmissíveis.
No mundo globalizado em que vivemos, os meios de comunicação estão sempre nos informando dos perigos que se corre e das precações que devemos seguir em um relacionamento.
É mesmo numa relação instável, o casal tem que ter a consciência de que mesmo assim corre-se o risco. Então não se prova o amor pelo outro colocando em risco sua própria saúde e do parceiro.

Autora: Ana Gabriela

Lendo Macunaíma

Macunaíma é um romance literário escrito por Mário de Andrade em 1928, considerado um dos grandes romances modernistas do Brasil.
A obra é considerada um indianismo moderno e foi escrito sob a ótica cômica. Critica o Romantismo, utilizam os mitos indígenas, as lendas, provérbios do povo brasileiro e registra alguns aspectos do folclore do país. É uma obra surrealista, onde se encontram aspectos fantasiosos e lendas.
O autor tenta escrever um romance que represente o multi-culturalismo brasileiro. A obra valoriza as raízes brasileiras e a linguagem dos brasileiros, buscando aproximar a língua escrita ao modo de falar. Mário de Andrade tinha uma ideia de gramática brasileira que mudava o português do Brasil do de Portugal, o que, segundo ele, vinha mudando desde o Romantismo.
Não somente através dessa obra literária, mas através das aulas de Língua Portuguesa, aprendi mais sobre o movimento modernista e as vanguardas européias que surgiram na mesma época do Modernismo.

Autora: Ana Gabriela

Política no Brasil

A política brasileira sempre teve a intenção de colocar no poder candidatos que desenvolvessem a política do jeito que quisessem, sem se importar com o povo.
Isso acontece desde a época da República Velha já existia esse tipo de pensamento, em que o povo não sabia em quem votava, pois eram obrigados a escolher alguém da preferência dos coronéis. Esse tipo de "votação" mudou durante a Revolução de 30, para que o povo pudesse começar a escolher quem fosse ficar no poder.
Hoje em dia esse tipo de ação obriga a pessoa a votar no seu candidato de preferência é crime, mas alguns políticos ainda cometem esse tipo de irregularidade já que trocam o voto por necessidades básicas como alimentação, moradia, melhoria de vida e por necessitarem desses benefícios, acabam escolhendo essa opção e ajudando a colocar no poder os piores políticos.
Logo tais benefícios deveriam proporcionar a população sem cobrar nada, eles usam como motivo para serem escolhidos e permanecerem no poder e será assim que vão continuar fazendo durante as eleições futuras.

Autora: Ana Gabriela 

Macunaíma

O livro Macunaíma retrata a historia de um herói indígena muito esperto apresentando sua historia de vida com acontecimentos marcantes. Macunaíma, o herói, passa a morar na grande cidade de São Paulo após a perda de uma linda pedra deixada por sua falecida amada, lá ele apronta diversas travessuras, conhece coisas novas como dinheiro, carro, e tudo que para ele é estranho e desconhecido.
A leitura esta sendo realizada de modo atencioso,tentando entender o que ele sentia,sente e passa a sentir. O autor do livro chama-se Mario de Andrade, escritor que participou e tornou-se um dos grandes nomes da semana da Arte Moderna que acontecera em São Paulo. Por este motivo o livro enquadra-seno movimento modernista que valoriza a nacionalidade, a figura do índio, apresenta o multi - culturismo brasileiro e valoriza as raízes brasileiras juntamente com a linguagem.

Autora: Ammy Lira

A política brasileira

A população brasileira tem um misto de culturas encantadoras. Aos olhos de estrangeiros o Brasil é um país belo de grandes diferenças, belas formas, de diversidade, porém não se dão conta da situação desconfortável que temos em relação ao governo.
Em relação a outros países, a justiça brasileira é considerada uma das piores. Quem está no poder eleito pela população, não se faz justo, nem honesto, a sociedade acredita em algo invisível, promessas não cumpridas, que tarda ainda mais a correção no governo.
Políticos presentes no poder que foram eleitos pela população, tendo voto de confiança, não cumprem com o projeto prometido nas eleições, muito pelo contrário, trata de desviar o dinheiro público para suas contas, dando importância as suas famílias cuidando de seu bem estar e esquecendo-se de fazer sua parte como um bom governante.
Analisando bem quem foi ou é o erro na história política? Nós elegemos aquele que nos rouba o dinheiro, temos que ter consciência dos nossos atos e não votar por um simples “rancho” ou uma nota de 50 reais, do que vale ter isto por um mês se em 04 anos você sofrerá conseqüências piores como a ausência de hospitais, escolas ou justiça, sem poder reclamar, pois aquele que está no poder foi inteiramente responsabilidade sua.


Autora: Ammy Lira

O simples é o extraordinário

Vivemos de modo repetitivo, uma correria todos os dias, dizemos as mesmas frases, fazemos as mesmas coisas, vamos aos mesmos lugares, mas afinal pode considerar o modo repetitivo como viver?
Nosso mundo hoje é constituído por ignorantes capitalistas violentos e corruptos, as pessoas não se dão conta que a vida é muito mais que apenas respirar ou fazer o certo ou errado. Cada pessoa tem seu ponto de vista diferente, somos julgados pelo nosso jeito ou fala ou ainda como nos vestimos e não podemos reclamar, pois somos do mesmo jeito ao tratarmos com pessoas desconhecidas.
Devemos perceber que a vida só é realmente vivida se considerarmos os pequenos detalhes que fazem a diferença, ao invés de se importar com o que a vizinha vai falar se for usar um boné em dia chuvoso, porque não olhar para a mesma, abrir um grande sorriso e falar: “Bom dia, tenha um ótimo dia”?! Nos preocupamos antecipadamente com a conta de luz que vai chegar, porque não parar de pensar nesta e pensar em levar o filho(a) para um pequeno passeio após o almoço?!
Viver não é só respirar, ou fazer as obrigações que a sociedade nos impõe, viver é acordar e pensar: “Mais um dia, um novo e grande dia”, aproveitar cada amizade, cada momento seja ele triste ou feliz, pois é com esses momentos que aprendemos a nos tornar pessoas cada vez melhores.

Autora: Ammy Lira

Policarpo Quaresma

No livro “O triste fim de Policarpo Quaresma” apresenta a vida cotidiana de um senhor chamado Policarpo. Ele era conhecido em sua rua pelas lutas, guerras e suas manias.
Um homem que na juventude foi para guerra, lutou pelos seus ideais, este era Policarpo. Neste contexto chama total atenção para a cultura regional, este querido senhor era considerado patriota tudo o que ele queria é que as pessoas dessem o devido valor a sua cultura real, gostaria ele, que as pessoas utilizassem sua verdadeira língua, a língua Tupi.
Quaresma queria também que as pessoas retornassem ao passado e dessem valor as suas verdadeiras origens e que desvalorizassem o misto de culturas, esquecessem a cultura de outros países.
Por querer mudar a política que ali existia Policarpo foi considerado traidor e morreu fuzilado, por isso o nome do livro ser ter as palavras “triste e fim”, um homem que só queria viver de suas verdadeiras raízes.

Autora: Ammy Lira

Obra O Triste Fim de Policarpo Quaresma

Policarpo Quaresma era um típico funcionário público que vivia para o seu trabalho e para seus livros. Era também um grande conhecedor da cultura brasileira que faz nascer em seu coração um grande amor pela pátria-mãe, tanto que só come comida brasileira. No decorrer da historia, seu nacionalismo quixotesco fez com que mandasse um projeto para o Senado Federal para mudar a língua oficial do Brasil de português para o tupi-guarani, em uma forma de voltar as raízes. Quando a proposta chega ao Senado, os políticos caçoaram de tal projeto achando que ele estava louco e mandaram-no para o hospício para que ‘’recupera-se o juízo’’.
Vemos na imagem de Policarpo m homem inocente com sonhos ingênuos, que tenta tornar o mundo um lugar mais valorizado com sua cultura e seu patriotismo dando valor ao que temos e não ao que é dos outros.

Autora: Jaqueline Cavalcanti 

O coração denunciador

O conto escrito por Edgard Allan conta a história de um homem que morava com um velho e que não gostava dos olhos destes por serem horrendos e parecidos com os de um abutre. Toda noite o homem ia ao quarto do velho para executar o plano de assassiná-lo, mas nunca conseguia. Em um a dessas noites, encontrou os olhos do velho abertos e acertou nestes uma fenda fazendo com que o velho morresse. Logo após o acontecido, o homem desmembrou o velho morto e o escondeu debaixo do piso de madeira da casa. A polícia foi a casa onde moravam o velho e o homem, enquanto este último agia com certo recuo e naturalidade. De repente, o homem começa a ouvir o som do coração do velho, aquele barulho que tanto o atormentava e acabou sendo vencido pela pressão do seu psicológico e se entregou á polícia.

Autora: Jaqueline Cavalcanti

Um encontro com a literatura colombiana

História do escritor Gabriel García que conta a história de dois meninos, Joel e Totó, que moravam em um prédio não muito conhecido. Joel e Totó eram meninos repletos de imaginação. Ao ganhar vários prêmios escolares, pedem de presente aos pais um barco e um equipamento de mergulho. Ao querer saber de onde vem uma misteriosa luz, eles imaginam a mesma como água e quebram os lustres da casa para que as faíscas fossem o mar. Assim, convidaram seus amigos para uma festa, onde tudo transbordava, seguindo a sua imaginação e navegando na luz. 

Autora: Jaqueline Cavalcanti

O Triste Fim de Policarpo Quaresma e A Queda de um Anjo

D. Angélica, uma senhora de meia idade, conhecia o que considerava bastante sobre o mundo da literatura e entre todas as “viagens’’ feitas pelos livros que lera, o Triste Fim de Policarpo Quaresma era o que mais admirava. E admirava também o tal Major Quaresma por sua bravura e coragem, por ser um forte homem que defendia o que achava correto.
D. Angélica se sentia bem cada vez que lia um de seus livros, principalmente aquele o qual mais gostava.
Todo o dia pensava consigo quanto conhecimento os livros transmitiam e que poucas pessoas eram interessadas em lê-los. Baseava-se nos conhecimentos em que os livros a passava, culta e solitária  os livros em sua estante eram sua melhor companhia.
Contudo, era uma mulher rica em conhecimento e precisava transmitir a alguém essa riqueza.

Autora: Jaqueline Cavalvanti 

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A diversidade gera desavenças

Antigamente existia um nível de preconceito maior com as pessoas de cor, religião, doutrinas, classes sociais entre outras distintas da nossa, retratando a diversidade cultural que podemos encontrar no mundo todo.
Nos EUA, por exemplo, os negros não podiam ocupar o mesmo espaço que o branco, tendo bairros, boates, escolas especificas para essa população só por causa de sua cor, obtendo um tratamento diferente das outras pessoas.
Como também os manauaras que há uma discriminação contra os paraenses e vice - versa, gerando conflitos e não conseguindo viver sem jogar aquelas ‘‘piadinhas’’ provocando o seu oposto podendo levar até a morte.
Ao passar do tempo obtiveram algumas mudanças benéficas em relação a este caso, pois amenizou essas desavenças e também coma desigualdade, contribuindo para as novas gerações que terão outra maneira de pensar sobre isso distinta da nossa realidade atual.

Autora: Priscilla Lima 

Internet: um vicio em que todos estão aptos a participar

Com o avanço da tecnologia foram mudados alguns hábitos que eram freqüentes na sociedade e hoje podemos ver que a internet pode nos propiciar bastante, algo eficiente, mas também, pode nos trazer alguns malefícios.
A grande porcentagem dos usuários são os jovens que se conectam com os outros amigos, tornando-se um dialogo à longa distancia e a procura de trabalhos que podemos encontrar em sites de pesquisas, deixando de lado os costumes de nossos antepassados de ir as bibliotecas buscar o assunto necessário, mas isso também leva à alguns jovens se transformar em hackers  para furtar contas,senhas daquelas pessoas que não há muita afinidade.
Até os mais velhos utilizam esse meio para pagar contar, utilização do e-mail, se comunicar com parentes para matar um pouco da saudade, ver as noticias que muitas vezes estes não a muito tempo de assistir televisões entre outros.
Por esses meios podemos perceber que a maioria dos assuntos que publicamos em rede sociais torna-se algo publico que muitas pessoas poderão visualizar e cada um terá sua interpretação, podendo até trazer algumas conseqüências e também estamos perdendo traços culturais e familiares vindos de gerações passadas.

Autora: Priscilla Lima

Brasil: o país de mudanças

A partir dos tempos o Brasil sofreu algumas mudanças que obtiveram benefícios para sociedade, ajudando-as em vários momentos como também suas conseqüências que ocorreu ao decorrer das situações.
Antigamente, o direito do voto só era estabelecido para os homens maiores de 21 e que fossem considerados cidadãos aquele que participasse de todas as reuniões que os governantes fizessem. E as mulheres ficavam em suas casas, de lado sem poder opinar em nada, até que Getulio Vargas criou o código eleitoral.
As eleições atualmente são mais abertas para a sociedade, pois a partir de 16 anos os cidadãos já tem esse direito de votar em seus candidatos, mas ainda existe o famoso clientelismo, sistemas de troca que são submissos aos políticos com objetivo do voto da pessoa em troca dão dinheiro.
Futuramente as expectativas para o Brasil é que esteja melhor economicamente com o fim da desigualdade, preconceito e corrupção para se tornar um ‘’país de todos ‘’ de que tantos todos falam deixando de ser ficção para torna-se realidade.

Autora: Priscilla Lima

Um exemplo de vida

Em um certo dia Paulo percebeu que era diferente de seus amigos e notou que não se sentia atraído pelo sexo oposto.Passaram alguns meses  seus parentes descobriram ,logo se  afastaram deixando-o  solitário.Ele sentiu-se rejeitado,começou a sofrer preconceito em sua escola e bairro.
Paulo entrou em depressão que não saia mais de casa, pois ele sentiu-se rejeitado, começou a sofrer preconceito em sua escola e bairro. Um amigo de sua tia Anita soube da historia e foi conversa com ele, com esse gesto o incentivou a voltar para sociedade, deixou de lado toda aquela solidão que sofrera, logo começou a trabalhar bastante.
Então resolveu criar uma pequena loja e para sua surpresa foi se expandindo que logo conseguiu montar outras no local em que morava. Depois de alguns anos de trabalho tornou-se um empresário bem sucedido de sua cidade.
Em uma tarde, parou e relembrou tudo o que tinha passado, teve uma idéia de criar uma associação chamada ‘’ Sem Preconceito’’ que tem como objetivo ajudar varias pessoas que tem historias de vida parecidas com as suas, o mostrando como um exemplo que podemos superar todas nossas dificuldades.

Autora: Priscilla Lima

Intolerância e preconceito: Ato de pensar e agir

O preconceito e a intolerância andam lado a lado, os veículos de mídia nos mostram que o preconceito continua mais do que nunca presente em nosso meio, fruto unicamente da intolerância por parte das pessoas, que não conseguem viver de forma pacífica com as diferenças existentes, tanto a social, religiosa, étnica entres outros. E quando nos deparamos com conceitos tão similares, percebemos porque ambos são faces do mesmo problema, afinal, um gera o outro, e ambos possuem uma interdependência para existir e permanecer.
A intolerância é um dos pontos que gera o preconceito, as aversões que certas pessoas demonstram ter acabam ultrapassando os limites dos Direitos Humanos, que visa um convívio e respeito igualitário entre as pessoas. É muito comum e cruel ver pessoas cometendo atos de violência e fazendo declarações xenofobicas, homofobicas, racistas, e tantos outros vitimizando pessoas em todos os lugares, fazendo com que essas vivam a margem da sociedade, se escondendo tentando se proteger como se fossem “diferentes” e mostrando que os Direitos Humanos acabam não promovendo a paz e a dignidade entre os homens como deveria ser.
Por fim, a questão do preconceito não passa de uma predisposição a intolerância com o outro, porque este não é um problema da atualidade e sim histórico, a mudança depende unicamente de os homens olharem para dentro de si ou então não haverá estatutos, leis que mudem a atual situação, enquanto todos não pararem para rever suas convicções não haverá justiça e a declaração dos Direitos Humanos não deixará de ser apenas palavras escritas em um papel, para se tornar realmente presente em nossa vida.

Autora: Aline Nogueira

A árvore da vida

A vida pode possuir vários significados, de acordo com quem a vive, ela pode ter laços eternos, lembranças marcantes, ou pode simplesmente ser vazia, ela carrega toda uma carga pessoal, existe para que tenha valor, sempre para soma, multiplicar e nunca diminuir.
Para os jovens ser feliz é curtir a vida, festas, danças, bebidas, namoros, popularidade, mas o verdadeiro significado da palavra “curtir” nos faz pensar se realmente é necessário “viver” dessa forma, e em uma sociedade que nos manipula constantemente e impõe outros olhares sobres os valores, fica cada vez mais difícil escolher ou até mesmo diferenciar os bons e maus frutos. Dar sabor a vida é não limitar-se, é ter coragem, enfrentar a decepção de colher frutos podres, para na próxima colheita se saborear com os que se mostram doces, saborear a vida é ter força de vontade e escalar a árvore, pois pode ter somente um fruto e ele pode estar em seu topo, e nunca em momento algum derrubá-la, pois só nos é dada uma semente, ela é única, cada um possuía sua árvore, e poucos tem uma segunda chance.
 Por fim, a vida, presente inigualável nos dada por Deus, mistério único e prazeroso, o que nos faz pensar ou pelo menos deveria, o quanto somos agraciados por possui - lá, e que esta é uma chance de atravessar a ponte, e achar a felicidade nas lembranças dos maduros e bons frutos que colhemos em nossa árvore.

Autora: Aline Nogueira 

Ideologia Tupi

A obra “O triste fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto tem como principal objetivo mostrar os inconformismos diante das questões sociais e históricas da sociedade brasileira, criticando o positivismo, e ideologias vigentes na época, o romance trata com cunho nacionalista todos esses temas, ao mesmo tempo em que apresenta uma sátira bem humorada do Brasil, através do personagem principal, o patriota exaltado, Major Quaresma.
Ao longo da obra dividida em três partes na primeira fica retratado o patriota e nacionalista extremado, interessado pelas coisas do Brasil: a musica, o folclore o tupi guarani, estes ligados a cultura brasileira, a segunda parte mostra o personagem desiludido com as incompreensões, o que o leva a se empenhar na reforma da agricultura brasileira e a terceira parte é marcada pela acentuação a sátira política. De todas as bandeiras ideológicas levantadas por Quaresma, no entanto, a que mais chama atenção é o desejo do protagonista de o tupi-guarani ser a língua oficial do Brasil substituindo o português, que segundo ele seria emprestado, e que não poderíamos dominar um idioma que não nos pertence e, portanto não atende a nossa realidade, ele busca tal mudança por meio de um requerimento a Câmara, deixando claras as atitudes equivocadas de Policarpo.
Por fim, Quaresma acaba sendo ao longo d história um personagem solitário, já que ao mesmo tempo eu este se vê apaixonado pelo Brasil também se torna desiludido com a ingratidão desse país diante dos seus objetivos de mudança, percebendo ao fim que tudo o que fez foi inútil e que a pátria pela qual lutara nunca existiu.

Autora: Aline Nogueira

A perda do termo política.

A política nasce do desejo do homem de se relacionar com a sociedade, a política de ontem, hoje e amanhã apresenta em sua maioria o mesmo desejo por parte daqueles que constituem a sociedade, sejam eles de alta ou baixa classe, mas a idéia de política vai muito além do desejo de pratica-lá, para se fazer política antes de tudo é preciso agir como um ser politizado, a omissão disso acaba aumentando não só o número de pessoas despreparadas que chegam ao poder, mas também aquelas que as elegem.
A política de ontem e hoje no Brasil não apresentam grandes diferenças, os escândalos nessa área e a crescente corrupção presente nos três poderes não são recentes, pelo contrário, existem desde a época dos grandes líderes da ditadura até os atuais republicanos. O que se vê são sujeitos se candidatando a cargos e sendo eleitos sem a menor dificuldade pela população que não apresenta nenhuma preocupação em conhecer a ficha daqueles que irão governar seu país por longos anos, e que decidirão ações que terão conseqüências em suas vidas. No poder esses políticos se preocupam mais em “engordar” suas contas bancárias e empregar familiares, do que fazer algo a favor de toda uma população responsável por eles terem sido eleitos, investindo forte nessas classes populares, que hoje parecem ser o caminho mais fácil para chegar ao poder.
Logo, o que se espera das eleições futuras, é infelizmente o mesmo quadro de anos atrás e dos dias atuais, já que se tem uma população que parece ter “aceitado” a corrupção como algo comum, e o atual sistema político brasileiro, dá a maior margem para que o político se corrompa se tornando cada vez mais difícil encontrar uma exceção no meio de tantos, assim a saída é pensar e votar melhor não dando espaço para políticos mal intencionados exercerem o poder.

Autora: Aline Nogueira

Como mudar o Brasil de amanhã?

A política do Brasil é conhecida como uma das mais corruptas. O tempo passa e parece que nada muda para melhor, pelo contrário, só faz piorar.
A cada eleição é como se fosse uma nova chance de escolher pessoas certas para nos representar, mas infelizmente as mesmas pessoas sempre são eleitas. É um monopólio. Não importa se há quatro anos aquele governador foi flagrado fazendo algo ilegal ou errado, não importa quão suja seja sua ficha; ele faz um discurso, se diz inocente, promete umas coisas e parece que tudo foi esquecido.
As coisas não mudam porque as pessoas não deixam mudar! Elas elegem os políticos, os escolhem, e eles espertos que são, aproveitam para infiltrar seus familiares e parentes nesse sistema de forma que vão cada vez mais adquirindo poder, influência... e nunca é suficiente, sempre é preciso mais. A eleição é a arma que o povo tem na mão para mudar o Brasil de amanhã.

Autora: Scarlett Syssi

Preconceito e intolerância: uma relação destrutível

O preconceito é algo que acompanha o ser humano ao longo de sua existência. Desde raça, cor até jeito de se vestir, presenciamos na sociedade a descriminação pelo próximo.
  Isso ocorre porque todos somos diferentes e temos certa dificuldade em aceitar algo desconhecido. Um jovem que se veste de preto, usa maquiagem forte, e ouve música pesada, com certeza vai ser julgado. Mas só ele sabe o que o levou a ser desse jeito, foi uma forma de construir sua personalidade, sua essência.
Devemos ter maturidade e principalmente tolerância ao lidar com o que é diferente de nós. Não importa a orientação sexual, origem, raça, cor... Todos temos o livre arbítrio de ser o que somos e fazer o que queremos, basta ao outro respeitar.

Autora: Scarlett Syssi

Aquecimento Global

O aquecimento do planeta é um assunto que vem sendo debatido já faz uns anos, mas só agora esta tendo o devido destaque. Vários  documentários foram feitos por cientistas e especialistas dizendo que se atitudes não fossem tomadas em caráter de urgência as conseqüências seriam drásticas mas muitas pessoas não deram importância.
O problema do ser humano é que ele tem um grande defeito:  até que alguma coisa o prejudique ele não se importa com pequenos fatos(pelo menos em sua concepção) que antecede algo grandioso e como já foi dito prejudicial. Hoje estamos em meio a grandes desastres, mortes, destruição, no Rio de Janeiro a chuva, no Japão tsunamis, no Chile o terremoto. Quem pensa que isto não está associado ao aquecimento global, se engana, pois o efeito estufa não é só calor, mas sim um desequilíbrio climático do planeta.
As mídias, governantes, artistas, todos estão fazendo o que podem para conscientizar o mundo a moderar nas agressões feitas a natureza. “As indústrias que liberam gases poluentes e desmatam as florestas, os automóveis que liberam CO2, etc”. Campanhas como “Andem mais de ônibus” ou “Pegue uma carona” vem sendo veiculadas, porque com pequenas ações fazemos a diferença, Se cada um fizer a sua parte vamos pensar: Serão 07 bilhões de pessoas fazendo algo, será que não iria adiantar?!

Autora: Scarlett Syssi

O herói sem nenhum caráter

O livro Macunaíma pertence à escola literária do Modernismo, foi escrito por Mário de Andrade após a Semana de Arte Moderna realizada em nosso país para mostrar ao povo brasileiro este momento de mudança que estava sendo proposto.
O livro possui características claras do movimento modernista como, por exemplo, a quebra da tradição; o título já diz: “Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, quando o herói é pra ser uma figura que demonstra força, coragem... etc. Outra característica da obra é a ausência da pontuação e ortografia de modo correta, o que acaba dificultando um pouco na hora da leitura, alguns trechos não possui vírgulas, mas isso se deve ao movimento o qual o livro pertence, já que pretendia inovar.
Macunaíma foi e é uma obra muito importante para a literatura brasileira, até mesmo pelo contexto histórico em que se encontra uma época de mudanças, no fim da I Guerra Mundial, no começo da Revolução Industrial, além das influências das vanguardas européias que eram radicais, inovadoras, tudo isso compõe o modernismo e pode ser percebido no livro.

Autora: Scarlett Syssi

domingo, 6 de novembro de 2011

Escola e Alunos

As escolas são locais para estudo e não para divertimento, ou seja, a escola tem o livre direito de impedir a entrada de alunos alcoolizados. Porém não basta a escola proibir a venda de bebidas alcoólicas perto de sua localização, já que os alunos podem vim alcoolizados de casa, então a escola tem a obrigação de cobrar, responsabilidade dos pais para assim eles cobraram dos filhos, dando assim um alerta ao alcoolismo e os males que ele modera trazer para a vida dos adolescentes.
Resumindo a APM, não tem direito de fazer solicitação de fechamento de bares, já que a compra de bebidas vai da consciência de cada um, prejudicando assim aquele aluno que resolve deixar sua consciência de lado, pois as conseqüências serão voltadas apenas para ele e para mais ninguém.

Autora: Débora Lima

Policarpo Quaresma e seu projeto cultural

O livro “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, escrito por Lima Barreto, caracteriza-se pela denúncia da “realidade brasileira” de 1915.
O personagem título trabalha como subsecretario do arsenal de guerra e era considerado pelos companheiros de trabalho e pelos vizinhos um homem totalmente estranho.
Quaresma tinha como principal característica o patriotismo, o qual revelou o seu enorme amor pelo Brasil. Esse nacionalismo era tão profundo, que decidiu fazer um projeto cultural, que consistia em reavivar as tradições genuinamente brasileiras, já que muitas tinham sido esquecidas ou simplesmente trocadas.
Portanto Policarpo começa a aprender violão, para repassar as modinhas de viola para outras gerações; recebe seu compadre e afilhada, chorando e falando em tupi; ou seja, faz de tudo para por seu projeto de renovação da cultura em prática, porém tal “solução” é motivo de chacotas para muitos, onde tais começam a considerar-lhe louco.
Porém a gota d’água desse projeto foi o requerimento que o Major Quaresma escreveu para a Câmera dos Deputados, exaltando a língua tupi e pedindo para que tal fosse legitimada e oficializada como língua padrão do Brasil.
No entanto nada deu certo para Quaresma, levando-o a ter um triste fim, como traz o titulo do livro, ou seja, nem o seu patriotismo o salvou.

Autora: Débora Lima

Macunaíma: anti-herói

Macunaíma é uma obra do brasileiro Mário de Andrade, na qual é considerado um grande romance modernista.
Tal obra conta a história do anti-herói, Macunaíma, um índio que representa o verdadeiro povo brasileiro.
A obra Macunaíma utiliza bastante a cultura brasileira, já que ela mostra os mitos indígenas, os provérbios e as lendas quem formam os costumes brasileiros.
Macunaíma tem sido um livro muito difícil de ler, pois é uma obra que falta pontuação e ortografia correta, características presentes na inovação do Modernismo, como a palavra “cuspe”, que é substituída por “guspe”. Porém a parte que o autor, mais ironiza é no capítulo central do livro (Cartas pras Icamiabas), onde ele satiriza a gramática escrita e falada.
Resumindo, Macunaíma quebra barreiras e pensamentos, trazendo à tona o universo brasileiro de forma miscigenada e divertida, e que apesar de tudo ainda traz as características presentes nas vanguardas européias.

Autora: Débora Lima

Um Brasil de Mudanças

Antigamente as mulheres, crianças e escravos eram proibidos de exercer seus direitos, como voto, onde não poderiam escolher seus representantes, ou seja, eles eram totalmente excluídos da sociedade da época.
No entanto, depois de inúmeras “dificuldades” as “coisas” acabaram mudando e as mulheres hoje em dia exercem a maioria dos cargos masculinos, como também exercem o direito de voto, algo que elas lutaram bravamente para conquistar.
Apesar de anos, o governo brasileiro não mudou basicamente nada, pois nele ainda há e sempre haverá políticos corruptos que só prejudicam o Brasil, portanto em tal país há também políticos que de algum modo o “melhoram”, criando assim benefícios para os menos favorecidos.
Portanto o Brasil é um país que se renova e que se supera a cada dia, apesar de ser ignorado muitas vezes pelos próprios brasileiros. Apesar disto é considerado um país de todos, titulo que não o descreve, pois ainda encontramos nesse país preconceitos e desigualdades entre os inúmeros habitantes.
No entanto não foi ontem, hoje e consequentemente amanhã, que o Brasil será um país “perfeito”, ou seja, sem desigualdades, injustiças e preconceitos.


Autora: Débora Lima