domingo, 13 de março de 2011

Contexto Histórico - Revolução Russa

 A Revolução Russa teve dois momentos turbulentos no ano de 1917, um em fevereiro e outro em outubro, onde os trabalhadores rurais exigiam por trabalho digno e uma melhoria de vida
A Rússia sustentava-se pela agricultura, ela dependia da mesma. Os trabalhadores rurais viviam na pobreza, miséria, pagavam impostos altos e os trabalhadores operários trabalhavam cerca de doze à dezeceis horas, em lugares sujos, eram explorados.
Neste período a Rússia era governada por Nicolau II (czar), este governava de modo absolutista, ou seja, não dava espaço para a democracia. Em 1905 czar mandou fuzilar milhares de manifestantes, este dia ficou cnhecido como “Domingo Sangrento”. A partir dali, começa a formação do grupo suviete, estes eram trabalhodores russo liderados por Vladmir Lênin, os bolcheviques, prepararam uma revolução socialista na Rússia, juntamente com q queda da monarquia.

A Rússia enfrentava problemas econômicos, e o governo de czar manteve o país na primeira guerra mundial. Para que pudesse se manter na guerra o governo, no início de 1917 estabeleceu limites na distribuição de alimentos no país,porém,os alimentos do mesmo modo chegaram ao fim. A população revoltou-se com as enormes filas e a fome que houve, criando assim, situações tensas em várias cidades. Então os parlamentares da Dumna fizeram uma manifestação contra o governo czar, esta manifestação recebeu o apoio dos trabalhadrores operários que po sua vez, lutavam por trabalhos mais dignos, com salários satisfatórios e oito horas diárias. As manifestações contra czar aumentva, os trabalhadores rurais e soldados militares que se recusaram a atirar ou agir contra os manisfestantes e grupos a favor da quueda do governo, como os  bolcheviques uniram-se ao movimento com a decisão de acabar com o latifúndio, de todas as propriedades improdutivas, pela paz e  fim da guerra,com todos os grupos unido,o czar Nicolau II,foi obrigado a renunciar o poder.O país passou então a ser governado pelo comitê provisório da Duma,pelo prícipe Lvov ,com apoio dos mencheviques,liderado por Alexander Kerenski,porém este governo não mudou muita coisa na Rússia e em Julho do mesmo ano,o príncipe renunciou,deixando o governo nas mãos de Kerenski, este apoiava a revolução burguesa, ele reduziu a carga horária para oitos horas, decretou liberdade de imprensa e legalidade dos partidos políticos, mas ainda mantinha a Rússia na guerra, o que levou a sociedade à miséria, os soldados, para piorar a situação, combatiam sem materiais. Enquanto isso os bolcheviques surgiram, como o grupo mais preparado para adaptar o processo revolucionário. Lênin (líder dos bolcheviques) em sua concepção tratava-se de um grupo seleto, profissional, que tinha a compatencia de liderar na hora da revolução.

Os mencheviques defendiam a ditadura do proletariado, já os bolcheviques defendiam o socialismo, as conquistas de Kerenski, só poderiam se manter e expandir com a ditadura do proletário,então,Lênir,com os bolcheviques mastraram à sociedade as péssimas condições que se encontravam os camponeses e que a Rússia ainda estava na guerra.
Em outubro de 1917 Lênin organizou uma nova revolução e esta se baseava nas palavras “paz, terra e pão” que era as palavras conclusivas de toda a situação da Rússia naquele momento, na visão de Lênin. Esta manifestação passou a exigir que a Rússia se retirasse da guerra, que tivesse uma reforma agrária e uma melhor condição de vida na sociedade. Com isso o governo de Krenski iria chegando ao fim, pois a moblização popular aumentou, e os bolcheviques ganharam mais um líder, Leon Trotsky.

Os Bolcheviques tinham em menta que o poder deveria ser passado antes do acontecimento do “segundo Congresso Pn- Russo dos Sovietes”, porém,Kerenski resistiu,tentou combater os bolcheviques, mas foi em vão, abandonado por seus militares, pois os revolucionários começaram a conbater os correios, telégrafos, ferrovias e outros pontos, viu-se só, abandonou Petrogrado, dando assim, total liberdade para o congresso dos sovietes, que declarou um governo operário e camponês, no dia 25 de outubro de 1917.
A primeira decisão tomada foi retirar a Rússia da guerra, Lênin também fez um único partido: o PC (Partido Comunista), e juntamente com estados que se separaram da Rússia na fase da revolução, implantou a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).



Autora: Ammy Lira
Referência Bibliográfica: MACHADO, Ronilde Rocha e GRANGEIRO, Cândido Domingues (Coleção RSE). História: Ensino Médio,  ano. Brasília: Cisbrasil, 2008.



2 comentários: