terça-feira, 29 de março de 2011

Resumo - Capitulo II: Maioridade

Jiguê, apareceu com a nova companheira, Iriqui, uma linda índia que pintava-se com araraúba e jenipapo,passava coquinho de “assai” (palavra de ortografia incorreta, é característica do modernismo) nos beiços que ficavam roxos.
Não se tinha mais caça pelo fato de Maanape ter matado um “bôto” para comerem e sapo cunauru chamado maraguigana que era pai do boto ficou irritado, por isso mandou uma enchente e o milharau apodreceu.
Macunaíma resolveu divertir-se e pregou uma peça nos irmãos fazendo com que eles procurassem timpó, o que não existia a um bom tempo, porém os irmãos confiando em Macunaíma foram assim mesmo, o índio ria, pois sabia da verdade, enquanto seus irmãos trabalhavam na procura do timpó. Contrariado pela fome, Macunaíma pegou sua mãe e a levou para o outro lado do rio, onde havia muita comida, como os irmãos também tinham fome, ela resolveu levar um pouco de banana para eles, o índio ficou irritado pedindo que a mãe fechasse os olhos, levando-a de volta para a aldeia, onde todos passam fome.
Irritada com o filho, o carregou pela cintura, atravessou o mato, chegou no capoeirão, chamado cafundó do Judás, lá deixou Macunaíma e desapareceu.
Macunaíma andou, andou e encontrou-se com o curupira, pedindo-lhe um pouco de comida e assim curupira cortou um pedaço da perna, moqueou e deu ao menino, explicou o caminho de volta errado, pois queria mesmo comer Macunaíma, este agradeceu e foi embora, o curapira começou a chamar “carne de minha perna”, para encontrar o índio, pois a carne respondia por dentro do estomâgo de Macunaíma, o menino começou a acelerar o passo, despistando o curupira, ao chegar a um lago, bebe lama e vomita a carne.

Macunaíma andou, andou, andou e encontrou a cotia, deu aipim para ele comer, deu-lhe um banho, torno-o um homem crescido, porém com cara de menino, enfim, o herói consegue voltar para casa e sonha com a queda de um dente que significa a morte.
Jiguê deixa Iriqui para Macunaíma e logo de manhã cedo, o índio resolve caçar, mata uma viada, porém percebe que era a própria mãe que flechara e ela estava morta. Macunaíma chamou os irmãos e choraram pela mãe, enterram-na. Juntaram-se Macunaíma e Iriqui, Maanape e Jiguê, e partiram os quatro mundo afora.


Autora: Ammy Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário