domingo, 13 de março de 2011

Modernismo

O início do século XX poderia ser datado no ano de 1895, século do Modernismo.  Esta licença histórica se explica pela importância que esta data teve na história das idéias artísticas que vieram depois. Em 1895, os irmãos Lumiére lançaram, na França, uma nova invenção: o cinematógrafo. Em 1906, em Paris, o brasileiro Santos Dumont realizou com seu 14-bis o primeiro vôo mecânico do mundo, feito proclamado no mundo inteiro. Em 1917, a Revolução russa transformou profundamente as bases socioeconômicas do país. Em 1919, a Grande Guerra chega ao fim, e nova onda otimista atingiu a Europa, era o auge e o fim da chamada "belle époque".  A rebeldia, todas as liberdades eram proclamadas. Esse ambiente favorece o surgimento de novas idéias estéticas. A Grande Guerra de 1914-1918 não somente assinalou o declínio econômico, político e militar da Europa, como também o fim de uma respeitável continuidade cultural. As enormes modificações que a tecnologia e a fabricação em massa, que se avolumaram com a crescente urbanização geral das sociedades durante o século 19, não podiam deixar de afetar as artes.

O que essas mudanças influenciaram no movimento? O Modernismo tem como características a liberdade de expressão, sem ser censurado, os autores não precisavam se guiar por outras leis, podiam expressar sua opinião, como antes já foi dito:  liberdade proclamada. Incorporação do cotidiano, um  exemplo perfeito é Os sertões, obra Pré- Modernista que narrou os conflitos que estavam ocorrendo na Bahia, o dia-a-dia, a linguagem fiel aos acontecimentos, destacando os personagens como Antônio Conselheiro. Linguagem coloquial, outra característica que marca as obras modernistas , uma linguagem mais comum, espontânea, com gírias, que admite erros gramaticais, como podemos ver no trecho de Macunaíma: “- Agora o quê, parceiro? – Vou atrás do gigante que matou meu mano” (Livro Macunaíma, Editora Agir, página 57). Inovações técnicas, com esse período de mudanças, além da linguagem, houve um rompimento com os padrões culturais, uma evolução na escrita,  presentes nas obras modernistas, como por exemplo o verso livre, a não necessidade da rima, a destruição dos nexos, que são as preposições, conjunções, entre outros, tornando a leitura mais simples e solta, a eliminação dos sinais de pontuação como dois pontos, travessões, vírgulas, entre outros.
A obra Macunaíma tem como personagem principal  o índio que foge dos padrões conhecidos pela sociedade, e é definido pelo autor Mário de Andrade como “o herói sem nenhum caráter”. O autor radicaliza o uso literário da linguagem oral e popular (linguagem coloquial). O que pude concluir foi que as mudanças não só nacionais, mas também globais, a evolução da tecnologia, os conflitos, resultaram em uma mudança social, escrita, oral na arte como um todo: música, literatura, teatro, pintura e isso é visto na obra através do índio Macunaíma que é um herói diferente: preguiçoso, egoísta, safado, inteligente, capaz de exercer influência sobre todos a sua volta.




Autora: Scarlett Syssi
Referências:
Livro Macunaíma, Editora Agir
 http://www.profabeatriz.hpg.ig.com.br/literatura/modernismo.htm
                       http://www.angelfire.com/mn/macunaima/#Modernismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário