terça-feira, 5 de abril de 2011

Resumo - Capitulo XIV: Muiraquitã

No primeiro parágrafo do capitulo já podíamos encontrar características do modernismo. No trecho:
“o herói ficou sastifeitíssimo  e inda estava ficando sastifeito quando Maanape entrou no quarto contando que as “máquinas jornais” anunciavam a volta de Venceslau Pietro Pietra”
 Temos a palavra “inda”que na verdade é ainda, mas como o modernismo usa uma linguagem coloquial, pois tem essa ideologia de romper com a tradição, com o clássico, se encaixa em uma característica do movimento. Quando Maanape se refere as “máquinas jornais”, o autor quis enfatizar o fato da Revolução Industrial, que na época se expandia, e essa característica se encaixa no futurismo, uma vanguarda européia que está presente no modernismo.

Ainda no começo do capitulo, Macunaíma está disposto a matar de vez o gigante, já que agora está forte o suficiente para enfrentá-lo.
Macunaíma se encontra com Venceslau quando ele está conversando com um repórter e convida-o para acompanhá-lo. Um trecho diz assim:
“ Bem no meio do hol de acapei mobiliado com sofás de cipó-tiririca feitos por um judeu alemão de Manaus”
 Percebemos um choque cultural, os autores modernista eram nacionalistas e defendiam que não deveríamos nos deixar influenciar pelos estrangeiros e principalmente pela Europa, então ao falar “ alemão de Manaus”, Mário de Andrade está “adaptando” o alemão ao nosso país, sendo totalmente nacionalista.
Ao fim do capítulo, Macunaíma ataca o gigante, o mata, e recupera a muiraquitã para lembrar-se de sua amada.

Autora: Scarlett Syssi

Nenhum comentário:

Postar um comentário