quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Força eletromotriz

Para que a carga elétrica movimente-se através de um resistor é necessário que uma diferença de potencial, d.d.p, seja aplicada às extremidades desse dispositivo. Para que um fluxo de cargas elétricas possa fluir em um circuito, ou seja, para que seja criada uma corrente elétrica, é imprescindível uma diferença de potencial entre os terminais do circuito elétrico.
As pilhas usadas hoje são uma modificação apropriada da pilha de Georges Lionel Leclanche, que apresentou como modelo um bastão de carvão envolvido em bióxido de manganês, como pólo positivo, enquanto o negativo era um tubo de zinco, em solução salina, cloreto de amônio, envolto num absorvente para transformar essa solução numa pasta.
Baterias e pilhas contribuem para o funcionamento de diversos equipamentos eletroeletrônicos, quando conectadas a um capacitor, fazendo com que sejam transferidas cargas elétricas de uma placa apara a outra.
Define-se a força eletromotriz de uma fonte de tensão como sendo a razão entre a energia que esse dispositivo fornece a uma determinada carga elétrica, de maneira que a fazê-la fluir.

Autora: Ana Gabriela

Nenhum comentário:

Postar um comentário