segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O herói sem nenhum caráter

O livro Macunaíma pertence à escola literária do Modernismo, foi escrito por Mário de Andrade após a Semana de Arte Moderna realizada em nosso país para mostrar ao povo brasileiro este momento de mudança que estava sendo proposto.
O livro possui características claras do movimento modernista como, por exemplo, a quebra da tradição; o título já diz: “Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, quando o herói é pra ser uma figura que demonstra força, coragem... etc. Outra característica da obra é a ausência da pontuação e ortografia de modo correta, o que acaba dificultando um pouco na hora da leitura, alguns trechos não possui vírgulas, mas isso se deve ao movimento o qual o livro pertence, já que pretendia inovar.
Macunaíma foi e é uma obra muito importante para a literatura brasileira, até mesmo pelo contexto histórico em que se encontra uma época de mudanças, no fim da I Guerra Mundial, no começo da Revolução Industrial, além das influências das vanguardas européias que eram radicais, inovadoras, tudo isso compõe o modernismo e pode ser percebido no livro.

Autora: Scarlett Syssi

Nenhum comentário:

Postar um comentário