domingo, 6 de novembro de 2011

Policarpo Quaresma e seu projeto cultural

O livro “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, escrito por Lima Barreto, caracteriza-se pela denúncia da “realidade brasileira” de 1915.
O personagem título trabalha como subsecretario do arsenal de guerra e era considerado pelos companheiros de trabalho e pelos vizinhos um homem totalmente estranho.
Quaresma tinha como principal característica o patriotismo, o qual revelou o seu enorme amor pelo Brasil. Esse nacionalismo era tão profundo, que decidiu fazer um projeto cultural, que consistia em reavivar as tradições genuinamente brasileiras, já que muitas tinham sido esquecidas ou simplesmente trocadas.
Portanto Policarpo começa a aprender violão, para repassar as modinhas de viola para outras gerações; recebe seu compadre e afilhada, chorando e falando em tupi; ou seja, faz de tudo para por seu projeto de renovação da cultura em prática, porém tal “solução” é motivo de chacotas para muitos, onde tais começam a considerar-lhe louco.
Porém a gota d’água desse projeto foi o requerimento que o Major Quaresma escreveu para a Câmera dos Deputados, exaltando a língua tupi e pedindo para que tal fosse legitimada e oficializada como língua padrão do Brasil.
No entanto nada deu certo para Quaresma, levando-o a ter um triste fim, como traz o titulo do livro, ou seja, nem o seu patriotismo o salvou.

Autora: Débora Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário